Costela Suína Assada Lentamente

Costela Suína Assada Lentamente

4 de maio de 2015 0Comentários by Receitas

Ingredientes

  • 1kg de costela suína Intermezzo Gourmet
  • 2 cebolas picadas
  • 2 cenouras picadas
  • 3 talos de salsão picados
  • 1 alho poro picado
  • 4 dentes de alho fatiado
  • 500ml – 750ml de vinho tinto
  • Tomilho
  • Alecrim

 

Modo de preparo

Preparar a marinada juntando todos os ingredientes. Colocar em uma assadeira com os ossos das costelas virados para cima. Cobrir com filme plástico e deixar na geladeira durante 24h ou pelo menos 12h.

Pré-aquecer o forno a 180°C.

Retirar as costelas do recipiente e colocar a marinada em uma assadeira. Temperar as costelas com flor de sal ou sal refinado e acomodar sobre a marinada.

Embalar a assadeira com filme plástico. Tentar vedar o máximo possível. Depois, embrulhe com papel alumínio para proteger o papel filme, além de ajudar a vedar.

(Agora é onde a mágica acontece)

Levar ao forno (na parte de baixo) e colocar uma colher de pau na parte de cima da porta para deixar o forno entre aberto. Isso irá abaixar a temperatura para aproximadamente 115°C. Deixar assando durante 6 – 7h.

(Esse é o segredo do sucesso)

Retirar a assadeira do forno e as costelas com uma espátula. Cuidado, pois estará desmanchando, soltando do osso e muito suculenta. Reservá-las em outra assadeira. Enquanto isso, preparar o molho. Aumentar o forno para 250°C e deixar pré-aquecendo para finalizar a costela.

Em uma panela adicionar marinada do assado coada e deixar reduzir pela metade. Você pode engrossar o molho com Roux (manteiga + farinha) ou maisena. Se engrossar demais pode adicionar um pouco de água.

*Roux: Em uma frigideira, derreter 2 colheres de sopa caprichadas de manteiga. Adicionar 4 colheres de farinha de trigo e mexer durante 1 -2 minutos.

*Maisena: dissolver 1 colher de sopa cheia de maisena em ½ copo de água. Adicionar ao molho fervendo e aos poucos

*Importante: Só adicionar o Roux ou a Maisena quando o molho estiver fervendo. Além disso, colocar quantidades moderadas e ir acertando a consistência aos poucos. Se engrossar demais, pode alongar com água.

Dica

Para finalizar a costela:

Preparar a manteiga de páprica doce e mel: Em uma frigideira, derreter a manteiga e adicionar a páprica doce. Coar a mistura, voltar para a frigideira e dissolver o mel.

Pincelar a manteiga na carne e levar ao forno sem papel alumínio durante 15 – 20 minutos.

Retirar, cortar e servir com o molho.

Deixar um comentário